Segurança Fim de ano: como sair ileso de possíveis golpes pela Internet

Fim de ano: como sair ileso de possíveis golpes pela Internet

por:
Postado: .

Está aberta a temporada de compras de Natal! Todo ano é a mesma coisa, você pesquisa, pesquisa e acaba deixando para última hora. Quem nunca? Mas alguns prevenidos acabam por adiantar a compra dos presentes e fazem tudo pela Internet e isso chama atenção de hackers mal-intencionados. 
 
Datas que geram grande movimentação de compras pela Internet sempre chamam a atenção de criminosos: Natal, Dia das Crianças, Black Friday, Dia das Mães e dos Pais, entre outros.
 
Por isso, é sempre bom ficar atento a lojas pouco conhecidas ou que você nunca tenha ouvido falar, promoções mirabolantes também devem ser fiscalizadas de perto e, um detalhe muito importante, cuidado com as páginas falsas, pois elas são idênticas as páginas das lojas que costumamos comprar, mas que na verdade, não passam de cópias para enganar o consumidor e roubar dados importantíssimos e com eles, seu rico dinheirinho.
 
Ao entrar em um site preste atenção ao endereço que aparece na caixa de digitação do seu navegador, já que a maioria desses sites possuem erro de ortografia no endereço. Por exemplo, se você está acostumado a comprar pelo site www.minhalojapreferida.com.br, mas no lugar desta URL estiver www.minhalojaprefirida.com.br, não digite nenhum tipo informação neste site, pois é golpe.
 
E-mails com promoção e cupons de desconto chegam todos os dias em nossas caixas, certo? Mas perto destas datas eles triplicam e o cuidado também deve ser triplicado, se não quadruplicado. Algumas dessas mensagens podem conter links que ao serem clicados vão instalar em seu computador malwares, trojans ou até mesmo ransomwares.
 
Em qualquer situação todo cuidado é pouco, mas em dias como esses, é preciso redobrar a atenção e no caso de dúvida, procure o canal oficial de seu banco ou loja virtual que pretende efetuar a compra, pois assim, caso alguma atividade suspeita tenha sido identificada eles saberão como orientá-lo.
 
Mesmo com tudo isso em mente, nunca devemos abrir mão de um bom antivírus - e deixá-lo sempre atualizado -, e não esqueça: jamais clique em links suspeitos, verifique se a página do site de compras não está com nenhum erro de ortografia, não abra links de mensagens de textos de números desconhecidos. 
 
Com esses pequenos cuidados você poderá fazer suas compras com mais segurança e sem dores de cabeça futuras, então aproveite. Boas Festas!
 

Tags: Compra online, Natal, Fim de Ano, Lojas Virtuais

Voltar